Três prêmios Nobel pedem alívio das sanções contra Coreia do Norte

O Globo
May 7, 2016

http://oglobo.globo.com/mundo/tres-premios-nobel-pedem-alivio-das-sancoes-contra-coreia-do-norte-19255491l

SEUL -- Um grupo de três premiados com o Nobel pediu neste sábado, durante uma visita à Coreia do Norte que coincide com o congresso do partido único, uma flexibilização das sanções contra este país e que afeta seu sistema de saúde.

A comunidade internacional reforçou as suas sanções contra a Coreia do Norte por seus recentes testes nucleares, quatro deles em janeiro. Segundo os especialistas, o país estaria preparando um quinto ensaio.

-- A penicilina nunca contribuiu para fabricar bombas atômicas -- declarou o israelense Aaron Ciechanover, Prêmio Nobel da Química, depois de visitar hospitais e laboratórios em Pyongyang.

Junto ao norueguês Finn Kydland, Prêmio Nobel de Economia, e ao britânico Richard Roberts, Prêmio Nobel de Medicina, Aaron Ciechanover passou uma semana na Coreia do Norte em uma viagem humanitária.

As sanções não afetam diretamente a ajuda médica, mas as aplicadas pela Coreia do Sul têm o efeito de impedir que alguns medicamentos cheguem ao seu vizinho, de acordo com uma reportagem do jornal "Washington Post".

-- O embargo impede que os médicos tenham acesso aos produtos que necessitam -- disse Richard Roberts.

Dois dos três laureados com o Nobel indicaram que convidaram jovens pesquisadores norte-coreanos para trabalhar com eles.

Os estrangeiros raramente visitam a Coreia do Norte. Quando esses convites são acordados, o governo acompanha de perto as reuniões entre habitantes locais e estrangeiros.