Vencedores de prémios Nobel visitam Coreia do Norte para "diplomacia silenciosa"

RTP Notícias - Rádio e Televisão de Portugal
April 18, 2016

http://www.rtp.pt/noticias/mundo/vencedores-de-premios-nobel-visitam-coreia-do-norte-para-diplomacia-silenciosa_n912138

Um trio de vencedores do prémio Nobel vai participar numa visita "humanitária" à Coreia do Norte, no final deste mês, apesar das crescentes suspeitas de que Pyongyang se prepara para realizar o quinto teste nuclear.

A Peace Foundation, sediada em Viena, que organiza a viagem, disse hoje que se trata de um exercício de "diplomacia silenciosa" que se foca em tópicos como políticas económicas e desenvolvimento médico.

Os três laureados, da Noruega, Reino Unido e Israel, premiados nas áreas de economia, medicina e química, vão discursar e organizar seminários com estudantes em algumas escolas de elite da Coreia do Norte, incluindo a Universidade Kim Il-Sung.

"Ouvir e engajar a nova geração [de norte-coreanos] pode ser uma forma de estabelecer um diálogo que contribua para um maior entendimento além da política e jogos de poder", disse o presidente da fundação, Uwe Morawetz, que visitou o Norte seis vezes nos últimos dois anos para preparar esta visita.

A viagem é anunciada pouco depois de a comunidade internacional ter avançado com sanções mais severas à Coreia do Norte.

A visita deve decorrer entre 29 de abril e 06 de maio, o que significa que pode coincidir com um novo teste nuclear norte-coreano.

A Presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye, confirmou hoje que foi detetada uma crescente atividade em Punggye-ri, o local de testes nucleares da Coreia do Norte.

Vários analistas acreditam que Pyongyang vai realizar um quinto teste antes do início do congresso do partido, onde se espera que Kim Jong-un anuncie novos desenvolvimentos do programa nuclear.

Não há uma data oficial para a realização do congresso, mas os serviços de inteligência sul-coreanos acreditam que será a 07 de maio.